Qual A Importância Da Responsabilidade Socioambiental ?
Atualmente o fator ambiental tem sido um dos principais requisitos, dentro de um conjunto de fatores, para investidores aplicarem recursos nas empresas. Além da liquidez do negócio, o meio ambiente é um fator de risco que vem sendo considerado fortemente no momento da decisão dos investimentos. Neste artigos vamos falar sobre a Importância da Responsabilidade Socioambiental
O Meio Ambiente passou de algo objetivo, onde era apenas o provedor de matéria prima para todos os meios de produção dentro do mercado, para se tornar algo subjetivo, onde o senso de propriedade e cuidado da sociedade (enquanto cidadão(s) e consumidor(es)) passou a ter relevância, pois o acesso às informações é rápido e de alcance global, tornado estes grandes influenciadores na gestão e estratégias das organizações. Por isso, passou a serResponsabilidade Socioambientalno ambiente corporativo.
Olhando de fora dessa cadeia de comércio x consumidor, vejamos alguns dados que nos colocam emparadoxocom nossas próprias opiniões e comecemos nos perguntando:
De onde vem todas as coisas que compramos e para onde vão quando nos desfazemos delas?
Tudo se desloca ao longo de um sistema:
1- Extração; 2 – Produção; 3 – Distribuição; 4 – Consumo; 5 – Lixo
Sendo denominadoEconomia de Materiais.
Este sistema é visto de forma linear, mas com recursos (naturais) finitos, então podemos considerar que se trata de um sistema emcrise.
As pessoas vivem e trabalham em todas as etapas dessa Economia de Materiais, sendo que algumas tem maior poder de decisão, como por exemplo: GOVERNOS e CORPORAÇÕES.
1.Governos: organismos quedeveriamser das, pela e para as pessoas;
2.Corporações: organismos privados, que são maiores que o governo; vejamos: das 100 maiores economias do mundo, 69 são corporações privadas, segundo pesquisa realizada pela organização não governamentalGlobal Justice Now.
Em 3 décadas, foram consumidos 33% dos recursos naturais do planeta, sendo que no ano de 2020 chegamos ao impressionante patamar onde a produção de concreto, metal, plástico, tijolos e asfaltos já supera a biomassa total da Terra. Corroborando para isso:
1.Desapareceram 80% das florestas naturais do planeta;
2.A Floresta Amazônica perdeu 2.000 campos de futebol por dia em 2019;
3.Há mais de 100.000 produtos químicos sintéticos muito tóxicos na produção dos bens de consumo;
Ainda, toda poluição gerada seja em solo, água ou ar se espalha pelo planeta por meio do ciclo do próprio ecossistema ao longo do tempo.
E qual é o custo de produção?
Não se trata apenas da extração e do custo de extração dos insumos, manufatura e transporte, mas de todos que colaboram ao longo da cadeia produtiva onde ocorre trabalho pesado e exploratório, baixíssimos salários ou mesmo trabalho escravo, que são o real preço pago para que tenhamos acesso a milhares de produtos nas prateleiras de uma loja. Além do mais, enquanto consumidores ninguém está alheio às químicas que consumimos nos produtos e a poluição de bebemos e respiramos.
Atualmente, nosso valor é demonstrado pelo quê e pela quantidade que consumimos.
Apenas 1% de tudo que compramos são usados após seis meses da compra, ou seja, 99% das coisas que percorrem a Economia de Produtos, viram lixo em até seis meses. Isso tudo planejado por essa economia:
1.Obsolescência programada: é criado para virar lixo;
2.Obsolescência perceptiva: irá ser descartado ainda com vida útil (por exemplo: quando mudam um modelo, aparência, etc.);
3.Olixo queimadogera outras toxinas mais perigosas em função daquelas que foram utilizadas na produção;
4.O lixo de países de primeiro mundo éexportadopara países de terceiro mundo;
5.Para cada saco de lixo que eu jogo fora, anteriormente foram produzidos outros 70 sacos na cadeia do sistema produtivo;
6.Nem todo lixo pode ser reciclado devido a forma em que foi produzido;
7.E etc.
Temos várias coisas que “precisamos”, mas temos menos tempo para o que nos faz felizes.
Então como podemos gerir o planeta com esse nível de consumo e rendimento?
Estamos constantemente atingindo limites: desde o clima em mudança ao decréscimo da felicidade. Simplesmente não está funcionando.
Contudo, há esperança pelos pontos de intervenção existentes: pessoas trabalhando salvando florestas, em produção limpa, em direito do trabalho, por comércio justo e consumo consciente, além da recuperação dos governos para que eles sejam das, pela e para as pessoas. Ainda, há a Responsabilidade Socioambiental que muitas organizações e investidores pelo planeta vem incorporando em suas culturas, o que promove a ideia de cuidado e propriedade refletida da sociedade. Outras ações de organismos privados envolvem:
1.Química verde;
2.Zero resíduos;
3.Produção em ciclo fechado (logística reversa);
4.Energia renovável;
5.Economias locais vivas;
É necessário a visão do todo para que as pessoas, ao longo do sistema, se unam para reivindicar e transformar em um sistema sustentável e de qualidade.
As empresas, principais responsáveis pela utilização dos recursos do planeta, precisam envolver-se nesta discussão, pois quem provoca a exploração precisa também oferecer soluções para sua atividade, mesmo que isso implique em mudanças profundas de processos e até da estratégia empresarial.
Confira outras artigos relacionado ao assunto:
- Registro de Alimentos
- O que é certificação global markets?
- Recall: a maior ameaça da indústria de alimentos.
O que se apresenta para isso no contexto organizacional é a Gestão Ambiental, inserida na Responsabilidade Socioambiental que, conforme menciona Dias (2008, p. 44), consiste em um conjunto de medidas e procedimentos definidos e adequadamente aplicados que visamreduzir e controlar os impactosgerados por um empreendimento sobre o meio ambiente. Essas medidas devem ser acompanhadas de uma política ambiental clara e definida que irá nortear as atividades organizacionais com relação ao meio ambiente, assumindo compromisso com a sociedade, definindo as intenções organizacionais e princípios com relação ao seu desempenho ambiental.
Contudo, todos estamos envolvidos(as) nisso, pois afeta nossas vidas, nossa forma de fazer gestão, nosso consumo, nosso futuro. Podemos nos fechar para a discussão e continuar a fazer tudo como antes, fazer mudanças cosméticas para preservar o modelo de exploração ou pensar e agir de uma forma mais crítica em relação ao planeta. Qual o seu posicionamento sobre a Responsabilidade Socioambiental?
Conte-nos! Entre em contato com a Qualikadi por um de nossos canais:E-mail e contato do site,Home Page ou pelo LinkedIn.
Vídeo para inspirar! O futuro que queremos!
Taysa Neves Pereira
Consultora de SGI/Qualidade na QUALIKADIQualikadi Consultoria e Treinamentos
QUALISOUND - Podcast da QUALIKADI - Gestão, qualidade, segurança dos alimentos, saúde e negócios
Em primeiro lugar, bem vindo ao QUALISOUND, o podcast da QUALIKADI. Este é um programa que apresenta áudio de entrevistas, dicas, bate papo, opiniões de profissionais da QUALIKADI e convidados especiais.
Com programas novos a cada 15 dias, estamos na terceira temporada, trazendo conteúdo em diversas áreas, como por exemplo, na área de gestão, qualidade, segurança dos alimentos, ferramentas de gestão, dúvidas comuns para profissionais, estudantes e interessados em qualidade.
Você pode utilizar o player abaixo do Sound Cloud para escutar os últimos programas ou procurar programas mais antigos. Nestas 3 temporadas temos muitos temas. POr exemplo: Missão, Visão e valores para as empresas, Relatório de Não Conformidades, Microbiologia dos alimentos, ferramentas da qualidade, informações sobre sistema de gestão integrada SGI, motivação de equipes, mulheres na indústria de alimentos, dentre outros diversos programas. Além disso, o podcast da QUALIKADI está nas plataformas Spotify, Deezer, Google podcast, SoundCloud, iTunes.
É só colocar o fone, clicar e ficar informado! Aproveite!
Aproveite para conhecer outros materiais da QUALIKADI no BLOG, que trazem diversos assuntos complementares ao PODCAST!
A QUALIKADI prepara todos os dias muito conteúdo para você, divulgamos nosso material, por exemplo, nas seguintes plataformas:
- Blog do site da QUALIKADI
- QUALISOUND - Podcast da QUALIKADI
- Youtube - QUALINEWS
- Redes SOCIAIS: LinkedIn, Instagram, Facebook
- Grupo de Mentoria no TELEGRAM
Os consultores utilizam sua experiência prática e atualizam seu conhecimentos através dos sites de referência internacional, empresas certificadoras e treinamentos. Para trazer a melhor informação para você, além de convidados especiais e que portanto podem realmente agregar valor na informação! Conheça QUALISOUND - Podcast da QUALIKADI