Ter foco no cliente é uma questão de estratégia e até mesmo de inteligência dentro de todas as empresas, afinal sem clientes, não existe negócio. Mas quando se trata de SGSA – sistemas de gestão de segurança de alimentos, a questão tem uma relação muito próxima com a segurança de alimentos e consequentemente a qualidade dos produtos.
As normas certificáveis (por exemplo IFS Food, FSSC 22000, etc), incluem como requisito, identificar e atender as necessidades e expectativas dos clientes, o que inclui requisitos legais do país de destino, e especificações solicitadas pelo cliente. Como garantir quer isso seja feito? Algumas dicas são:
É importante ter a especificação dos produtos documentada de forma completa, afinal de contas esse padrão vai auxiliar no controle da qualidade.
Registrar toda as reclamação de clientes, bem como as tratativas dela. Foco no cliente é utilizar esse histórico como um indicador de satisfação!
A equipe e os procedimentos de controle de qualidade devem estar alinhados às expectativas do cliente. Por isso uma equipe bem treinada e informada é uma peça-chave para satisfazer às expectativas de que atendemos.
Atente à legislação do país de destino. Muitas vezes os limites microbiológicos por exemplo, e até mesmo os alimentos considerados alergênicos podem ter variações. Portanto você deve garantir a segurança de alimentos.
Use seus canais de comunicação para entender o que seu cliente espera, e o que acha de seus produtos e serviços. Mas atenção: esses dados apenas serão úteis se transformados em melhorias. Uma boa opção é utilizar esses dados como entrada na análise crítica da direção.
Para finalizar, gostaríamos de sugerir o artigo: Cinco Pilares da Cultura de Segurança dos Alimentos aqui da QUALIKADI, temos certeza que irá ajudar a ter Foco no Cliente e garantir a Segurança de Alimentos
Você tem alguma prática no seu dia a dia de trabalho que pode ser útil no foco no cliente? Compartilhe conosco nos comentários!
#foconocliente #comercial #qualidade #food